José Peixoto Caldas

• Investigador/a Investigador Principal
  • Faculdade CIEG/ISCSP-ULisboa
  • Universidade CIEG/ISCSP-ULisboa

Postdoc em Antropologia (2003) e Doutor em Sociología (2001) – pela Universidad de Barcelona; Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Saúde Pública e Investigação Biomédica pela Faculdade de Medicina da Universidad Autónoma de Barcelona (2001), Mestrado em Medicina (1997) pela Faculdade de Medicina da Universidad de Barcelona e Mestrado em Sociologia (1997) pela Universidade Nova de Lisboa. Possui graduação em Medicina (1993) pela Universidad de Barcelona e Filosofía (1986) pela Universidade Nova de Lisboa.

Investigador Principal do Centro Interdisciplinar de Estudos do Género do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (CIEG/ISCSP/ULisboa), Docente do Mestrado em Gerontologia Social do ISCSP/ULisboa. Professor Titular permanente do Programa de Mestrado Profissional de Gerontologia da Universidade Federal da Paraíba (PMPG/UFPB).
É investigador associado ao do Grupo de Investigação: Epidemiologia Social do Instituto Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

Desempenha a função de Editor Associado na revista – Revista da Escola de Enfermagem da USP (REEUSP) especialidade de saúde pública, sociologia da saúde, Membro do Conselho Científico da Editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e várias atividades editoriais e de revisão noutras revistas científicas Internacionais.
Desenvolve investigação na área das migrações, desigualdades em saúde, determinantes sociais e políticas públicas. Interessa-se ainda pelos temas de género, cidadania e vulnerabilidade social.
É coordenador do Grupo de Pesquisa em Medicina Social: Direito, Saúde e Cidadania da Universidade Federal da Paraíba/ Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico UFPB/CNPq e Diretor do Observatório Iberoamenricano de Saúde e Cidadania do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba.

Foi Professor Titular de Cuidados Paliativos e Bioética da Universidade Federal da Paraíba; Cientista Convidado da USP/FAPESP na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; Professor Visitante da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Professor Visitante do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Investigador Auxiliar no CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Responsável pela Cátedra Educação, Género e Saúde e coordenador do Master em Género(s), Diversidad, Salud Sexual y Reproductiva no Colégio de las Américas (COLAM-OUI). É membro de distintas redes de investigação iberoamericanas: CLACSO – Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais, REDIAL Red Europea de Información y Documentación sobre América Latina, CEISAL Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina e LASA Latin American Studies Association. Além de pertencer a várias Associações europeias como FES – Federación Española de Sociologia, e da ESHMS - European Society for Health and Medical Sociology.

Ciência ID: 651C-70DD-49A8
ORCID: 0000-0003-0796-1595