Congresso Internacional de Estudos de Género: “Estudos de Género em debate: Percursos, desafios e olhares interdisciplinares”

O Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) organizou o I Congresso Internacional de Estudos de Género nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2016 com o tema: “Estudos de Género em debate: Percursos, desafios e olhares interdisciplinares”.

Relevância académica e científica do Congresso

Os estudos de género, sobre as mulheres e os feminismos produziram efeitos de transformação importantes na vida quotidiana e no conhecimento sobre a realidade. No entanto, e embora os temas da igualdade de direitos estejam cada vez mais na agenda pública, há avanços e recuos e a persistência das desigualdades de género desafia-nos a procurar análises mais sólidas. O CIEG quer contribuir para o aprofundamento analítico destas temáticas e este Congresso teve por base este objetivo. Este evento contou com um total de 270 participantes, oriundos de diferentes partes do mundo incluindo 175 da Europa, 45 da América Latina e 50 de países na América do Norte, África, Ásia e Austrália.

Durante o Congresso conseguiu estabelecer-se uma atmosfera muito positiva e produtiva entre os/as investigadores/as e os/as oradore/ass convidados/as que participaram no evento. Os debates foram estimulantes e intelectualmente profundos, a organização decorreu sem problemas e, por isso, estamos extremamente gratas por todos/as aqueles/as que se juntaram a nós em Lisboa durante esses dias.

Sessões de Abertura e de Encerramento

Anália Torres, Coordenadora do CIEG, deu início ao Congresso no dia 25 de Maio de 2016, dando as boas-vindas aos/às participantes, recordando os objetivos do CIEG e sublinhando a necessidade de se desenvolver uma perspetiva interseccional dos estudos de géneros, feminismos e estudos sobre as mulheres. Nesta sessão, Alice Trindade, Vice-Presidente do ISCSP, Joana Gíria, Presidente na Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e Fátima Duarte, Presidente da Comissao Para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), também se dirigiram ao público. A Sessão de Encerramento contou com  a presenaça de Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, e com Helena Monteiro, Vice-presidente do ISCSP. Anália Torres abordou algumas questões finais reconhecendo a presença entusiasmante de todos/as os/as participantes e agradecendo novamente a colaboração dos/as oradores/as e do staff.

Keynote Speakers

No primeiro dia do Congresso, 25 de maio, a Profressora Margaret Abraham, da Universidade Hofstra, Nova Iorque, Estados Unidos da Amércia e Presidente da Associação Internacional de Sociologia (ISA), deu início à primeira sessão plenária com o tema: Making a Difference: Addressing Gendered and Intersectional Violence.

No dia 26, o keynote speaker Professor Jeff Hearn, da Universidade Örebro , Suécia,  endereçou o tema On men, masculinities and gender power relations: A one-way transversal dialogue with myself around some pathways, challenges and interdisciplinary perspectives.

Na última sessão plenária, a keynote speaker convidada foi a Professora Miriam Grossi, da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil que dissertou sobre Estudos de Género e Militância Académica Feminista no Brazil Contemporâneo.

Mesas Redondas e Sessões

Durante o período de três dias do evento realizaram-se as seguintes mesas-redondas: Reflexões críticas sobre desigualdades de género, Violência de género: conquistas, obstáculos e desafios Género, direitos humanos, feminismos e direitos LGBTQIA.

Decorreram ainda seis sessões onde se abordaram diversos temas: Estudos de género e feminismos no sul da Europa, Direitos, trabalho e família; Políticas de Igualdade de género: impactos e limites; Género, estudos sobre as mulheres e feminismos em português, Género e educação, Género e corpo.

A 26 de maio começaram a decorrer, simultaneamente, as sessões paralelas onde as pessoas podiam escolher o tema acerca do qual tivessem mais interesse e participar. Os temas abordados nas sessões tiveram por base as três linhas de investigação indicadas na call for papers definidas pelo Comité Executivo do Congresso: Género, feminismos e estudos sobre as mulheres; Políticas, instituições e cidadania; Género e construção das sociedades contemporâneas.