Mensagem de boas-vindas

Estudos de Género, Feministas e sobre as Mulheres: Reflexividade, resistência e ação

Em nome da Comissão Executiva do II congresso Internacional do CIEG, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, que terá lugar de 24 a 26 de Julho de 2019, quero dar-vos as boas vindas.

Os temas em debate no Congresso necessitam do contributo de todos e todas. Pretendemos, entre outras questões prementes, aprofundar o conhecimento sobre as problemáticas de género vividas na atualidade, identificando avanços e progressos mas também recuos e resistências, localizando as desigualdades nos seus diferentes planos e intersecções, refletindo sobre os mecanismos de promoção da igualdade de género e o seu impacto nas políticas públicas ao nível nacional e global.

E esperamos que o conhecimento produzido através deste intercâmbio, que desejamos intenso, seja também instrumental no combate às desigualdades sociais, ao sexismo, à homofobia, ao racismo e a todas as formas de discriminação que hoje ameaçam o quotidiano e o bem estar de milhões de cidadãos e cidadãs do nosso planeta.

Contamos com 3 keynote speakers de grande relevo internacional, com 3 mesas redondas plenárias focando temas prementes e atuais, com 9 mesas semi-plenárias e ainda com cerca de 170 comunicações  sobre tópicos variados do vasto campo de conhecimento que constitui este domínio científico.

Quando em 2016 organizámos o nosso primeiro Congresso conseguimos juntar congressistas de várias partes do mundo – em 270 participantes só 40 vinham de Portugal – excedendo as nossas expectativas. Os debates foram vivos,  decorreram de forma muito cordial e deram origem a dois livros, como pode ser verificado também no site do CIEG, e aqui, com textos de enorme relevância para o aprofundamento dos estudos de Género, Feministas e sobre as Mulheres.

Esperamos que desfrutem dos encontros, dos debates e também da cidade de Lisboa e que regressem a casa com vontade de voltar para o próximo congresso.

Anália Torres
Coordenadora da Comissão Executiva do Congresso