Testemunhos de participantes do Curso de Formação Especializada em Igualdade de Género

 

3ª Edição do Curso 

 

Lúcia Santos

A participação na 3ª Edição do Curso de Formação Especializada em Igualdade de Género foi altamente enriquecedora profissional e pessoalmente. Enquanto técnica de uma autarquia local, os conhecimentos adquiridos constituem uma valiosa ferramenta para a elaboração de documentos de planeamento promotores da igualdade de género em todas os domínios de atuação da autarquia e adequados à realidade local. Ao nível pessoal, foi maravilhoso partilhar a jornada formativa com docentes de excelência e com fantásticxs colegas das mais diversas proveniências profissionais, académicas e geográficas.

Lúcia Santos
Técnica Superior (Sociologia)
Câmara Municipal de Lagos

 

Paula Cosme Pinto

A participação na 3ª edição do curso foi altamente enriquecedora tanto a nível pessoal como profissional. Esta formação revelou ser não só um contributo essencial na consolidação dos meus conhecimentos base sobre as temáticas da igualdade de género, como também um enorme estímulo à minha capacidade de reflexão, argumentação e análise crítica. De salientar a enorme seriedade e nível de experiência profissional de todo o corpo docente e direção, que foi incansável no esclarecimento de dúvidas e na entrega de informação complementar. A multidisciplinariedade do conjunto de alunos, provenientes das mais diversas áreas profissionais, foi uma enorme mais-valia, existindo um grande incentivo por parte dos formadores no que se refere à discussão e partilha de ideias e experiências em grupo. Enquanto mulher, cidadã, feminista e profissional de comunicação, recomendo esta formação a todos os que tenham interesse em aprofundar conhecimentos nestas matérias.

Paula Cosme Pinto
Autora da crónica A Vida de Saltos Altos (Expresso)

 

2ª Edição do Curso 

 

8765538609482416

A participação na 2ª Edição do Curso de Formação Especializada em Igualdade de Género foi muito proveitosa em termos pessoais e profissionais, não só pela qualidade dos/as formadores/as como também pelos conteúdos abordados. Trabalhar a Igualdade de Género e todas as questões que lhe estão inerentes requer um trabalho de reflexão e de conhecimento aprofundado sobre a história do feminismo, o que foi muito bem conseguido também com o contributo de todos/as os/as colegas, de diferentes áreas, que participaram no curso de formação.

Ana Guerreiro
Criminóloga e Investigadora na UMAR; Docente no ISMAI

 

IMG 4693 2

Quero felicitar o CIEG pela organização deste curso que superou as minhas expectativas. Foi muito estimulante refletir e repensar a temática da igualdade de género em várias vertentes, discutindo e questionando as problemáticas com um excelente corpo de docentes. Também o facto de ter conseguido articular o conhecimento adquirido com o trabalho que desempenho diariamente foi um fator de sucesso. Recomendo este curso, não só como uma mais-valia profissional, mas também pela solidez e seriedade do ensino, por despertar o sentido crítico e por fortalecer o ativismo na luta pela igualdade de direitos.

Joana Marteleira
Técnica da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género- CIG

 

 DSC2510 2

Uma experiência enriquecedora a todos os níveis, não só do ponto de vista académico, pela competência dos formadores e pelo interesse e relevância social dos conteúdos propostos mas também pela oportunidade de debater com interlocutores privilegiados temas que me são caros. Como mulher feminista, empenhada na promoção da Igualdade de Género, recomendo vivamente esta formação.

Vera Sacramento
Vice-Presidenta da Capazes e Argumentista

 

1ª Edição do Curso 

 

ac

O Curso de Formação Especializada em Igualdade de Género contribuiu para reforçar um conjunto de conhecimentos fundamentais para a minha intervenção enquanto Técnica do Centro de Cultura e Intervenção Feminista da UMAR. Do ponto de vista pessoal a certificação pelo ISCSP-IFOR valoriza bastante o meu currículo e enquanto activista é sempre importante aliar a formação/investigação à acção em prol da Igualdade de Género.

Ana Isabel Cansado
Técnica do Centro de Cultura e Intervenção Feminista da UMAR (2017)

 

jp

Enquanto técnico de um organismo público responsável pelas políticas de igualdade, já com 15 anos de experiência na área da igualdade, iniciei o curso do CIEG com poucas expetativas, pensando que não ia aprender (quase) nada de novo. Não podia estar mais enganado. Refletir e debater com este painel de docentes e discentes foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora. A grande aprendizagem que levo comigo é a certeza de que não há realidade virtual nem biblioteca digital, que substitua a troca de experiências em meio académico. Por mim fazia um curso destes todos os anos. Obrigado ao CIEG.

João Paiva
Coordenador do Núcleo de Cidadania e Igualdade de Género da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

 

ETJ

Foi com grande satisfação que participei na 1ª Edição do Curso de Formação Especializada em Igualdade de Género, organizada pelo ISCSP-IFOR e com o apoio do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG).
Ao abordar um vasto leque de tópicos, desde a discriminação a violência contra o género, do tráfico a exploração sexual, do assédio sexual a valorização do trabalho, da mutilação genital feminina ao casamento precoce, da participação a liderança das mulheres em todos os níveis de tomada de decisão, entre outos temas; a 1ª Edição do Curso promoveu a compreensão e a discussão ampla destas temáticas, no contexto das distintas experiências dos participantes.
Representou assim, um instrumento importante para a consciencialização dos contributos que cada um pode oferecer individual e/ou institucionalmente no sentido da promoção e concretização dos objectivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, visando uma sociedade mais justa e desenvolvida.
Um bem haja à academia – ISCSP pela iniciativa, à Senhora Professora Doutora Anália Torres, à Senhora Professora Doutora Dália Costa e às formandas e ao formando da 1ª Edição do Curso!

Edite Ten Jua
Ex-Ministra da Justiça, Administração Pública e Assuntos Parlamentares da República Democrática de S. Tomé e Príncipe

 

CA

O curso foi muito interessante e pôs-me em contacto com novas questões no quadro da Igualdade de Género.
Proporcionou uma importante reflexão sobre diversas matérias e abriu caminho para novas investigações e procura de conhecimentos. Foi muito enriquecedor ao nível profissional e pessoal. Contribuiu de forma decisiva para novas abordagens com as equipas com que trabalho e com as pessoas com quem me relaciono.

Maria Amélia Pardal
Vereadora das Obras, Planeamento, Administração do Território, Desenvolvimento Económico e Arte Contemporânea da Câmara Municipal de Almada entre 2009 e 2017