Rita Martins

Contactos

Ciência ID: 0611-5C06-46B0

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4409-1306

Doutoranda em Estudos de Género, é bolseira do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG). Licenciada em Ciências de Comunicação, com especialização em Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é jornalista há mais de vinte anos. Foi editora executiva da revista Máxima e editora de Lifestyle da revista Vogue Portugal, tendo colaborado e coordenado vários projetos editoriais da imprensa portuguesa.

Breve resumo do projeto de tese

Mulheres na Imprensa Portuguesa: Gender Bias, Liderança e Agência Feminina nas Redações.

Esta investigação tem como objetivos: Caracterizar a participação dos/as jornalistas nas redações da imprensa escrita portuguesa; Analisar os impactos e constrangimentos resultantes dos enviesamentos de género no percurso e na progressão profissional das mulheres jornalistas; Explorar a des/construção de género realizada pelas mulheres em cargos de liderança; Compreender de que forma os estereótipos de género e potenciais enviesamentos revelados ou percecionados pelos/as jornalistas influenciam as interações e rotinas das redações; Caracterizar os enviesamentos de género presentes nos conteúdos jornalísticos.

A investigação segue uma estratégia metodológica mista, através da aplicação do Método Misto Sequencial Explicativo (Creswell & Creswell, 2018): depois de uma primeira fase, assente num inquérito por questionário a homens e mulheres jornalistas da imprensa generalista portuguesa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas (apenas a mulheres, em diferentes posições hierárquicas). A última etapa consiste na análise de conteúdo, a artigos publicados nos meios de comunicação em análise.

Publicações e comunicações científicas

• 2023 - Female journalists who have reached the top: perceptions on communication, leadership, and gender bias in the Portuguese press. Corporate Communications: An International Journal. DOI: 10.1108/CCIJ-01-2023-0004. Licence: Gold Open Access

Outras publicações

Contactos