Anália Torres

• nome Anália Torres
  • Faculdade ISCSP
  • Universidade Univ. de Lisboa

Doutorada em Sociologia, professora catedrática de Sociologia no ISCSP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, coordenadora do CIEG, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, do ISCSP, centro de investigação FCT. Este centro reúne investigadores e investigadoras a nível nacional de vários domínios disciplinares que investigam as temáticas do género.

Foi Presidente da European Sociological Association (ESA) entre 2009 e 2011.

No ISCSP-ULisboa, é Coordenadora da Unidade de Sociologia.

Para além da criação e lecionação de várias unidades curriculares no domínio da sociologia e da metodologia da investigação, criou vários cursos de mestrado e de pós-graduação no domínio da sociologia, da família e do género.

Tem dirigido várias equipas de investigação pertencentes a redes a nível nacional e internacional, sob os temas: família,
género, casamento, divórcio, trabalho e família, pobreza, toxicodependência, juventude e proteção de crianças e jovens.

Participa ativamente em várias redes de pesquisa Europeias.

Faz parte da equipa nacional responsável pela aplicação do European Social Survey em Portugal desde o seu início, 2002.

Nos últimos anos integrou equipas de investigação no âmbito dos Framework Programmes 6 e 7 WORKCARE (2006-2009) e WORKCARE Synergies (2009- 2011).

Tem 16 livros publicados e mais de sessenta capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais em várias línguas.

Foi Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) entre 2002 e 2006.

Ocupou vários cargos na European Sociological Association e na International Sociological Association.

Últimas cinco publicações mais relevantes:

Torres, Anália (2013), “Bridge over troubled waters: family, gender and welfare in Portugal in the European context” (em coautoria com, Bernardo Coelho and Miguel Cabrita),in European Societies, 15, Issue 4, pp. 535-556.

Torres, Anália (2012), A Mysterious European Threesome: Workcare Regimes, Policies and Gender. (em coautoria com B.Coelho, I.Cardoso, & R.Brites) International and Multidisciplinary Journal of Social Sciences, 1(1), pp. 31-61.

Torres, Anália (2009), Welfare and Everyday Life, (em coautoria com Maria das Dores Guerreiro e Luís Capucha, org.), Oeiras, Celta Editora.

Torres, Anália (2009), “Do European Values have a sex?”, (em coautoria com Maria das Dores Guerreiro e Luís Capucha), in Welfare and Everyday Life Portugal in the European Context, Vol.III, Lisboa, CIES, ISCTE-IUL, Lisboa, Celta Editora.

Torres, Anália (2014), “Mulher, Trabalho e natalidade”, in Demografia, Natalidade e Políticas Públicas, Lisboa, Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, pp. 53-73.