Anália Torres

• nome Anália Torres
  • Faculdade ISCSP
  • Universidade Univ. de Lisboa

Doutorada em Sociologia, professora catedrática de Sociologia no ISCSP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, coordenadora do CIEG, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCSP, Unidade de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) classificada com Excelente nas duas Avaliações de Unidades de I&D da FCT desde a sua fundação, em 2012. Enquanto único centro de investigação exclusivamente dedicado aos Estudos de Género em Portugal, o CIEG reúne investigadores e investigadoras a nível nacional de vários domínios disciplinares e de várias instituições e universidades que investigam as temáticas do género.

Com uma extensa experiência em cargos científicos nacionais e internacionais, foi Presidente da European Sociological Association (ESA), entre 2009 e 2011, e Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), entre 2002 e 2006.

Entre outras atividades de avaliação integrou, no âmbito da Comissão Europeia, o painel de avaliação SH2-Institutions, Values, Beliefs and Behavior of the European Research Council (ERC), onde se mantém como avaliadora remota. A nível nacional, foi eleita Membro do Conselho Científico da FCT para as Ciências Sociais e Humanidades (2012-2014). Desde 2020, pertence ao Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

No ISCSP-ULisboa, é Coordenadora da Unidade de Sociologia e foi co-responsável pela criação do Doutoramento em Sociologia (2014), reunindo várias instituições e universidades. Foi também co-responsável pela criação do primeiro Doutoramento em Estudos de Género em Portugal, em 2018, que reúne em consórcio o ISCSP-ULisboa, a NOVA FCSH e a FDUNL.

Foi ainda responsável pela criação de vários cursos de Mestrado e de Pós-graduação no domínio da sociologia, da família e dos estudos de género, nomeadamente: Mestrado em Família e Sociedade (ISCTE-IUL); Mestrado em Família e Género (ISCSP-ULisboa); Curso de Pós-graduação em Igualdade de Género (ISCSP-ULisboa); Curso de Formação Especializada em Igualdade de Género (ISCSP-ULisboa).

Tem dirigido várias equipas de investigação pertencentes a redes a nível nacional e internacional, sob os temas: família, género, casamento, divórcio, trabalho e família, pobreza, toxicodependência, juventude e proteção de crianças e jovens.

Participa ativamente em várias redes de pesquisa Europeias e faz parte da equipa nacional responsável pela aplicação do European Social Survey em Portugal desde o seu início, em 2002.

Nos últimos anos coordenou equipas de investigação no âmbito dos Framework Programmes 6 e 7 WORKCARE (2006-2009) e WORKCARE Synergies (2009-2011).

Foi responsável pela coordenação de inúmeros projetos de investigação, a maioria financiados no âmbito de concursos nacionais e internacionais competitivos. Presentemente coordena o projeto financiado pelo EEA Grants, GE-HEI – Igualdade de Género nas Instituições de Ensino Superior, promovido pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), em colaboração com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e o Institute for Gender, Equality and Difference, University of Iceland (RIKK). Desde 2020, é responsável pela coordenação de um dos Workpackages do projeto ALLINTERACT - Widening and diversifying citizen engagement in science, financiado pelo Horizonte2020, e responsável pelo Gender Committee no âmbito do mesmo projeto.

É autora, co-autora ou editora de mais de 20 livros e 80 capítulos de livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais em várias línguas.

Algumas publicações mais relevantes:

Torres, Anália; Pinto, Paula Campos; Casimiro, Cláudia (eds.) (2018). Género, direitos humanos e desigualdades. Edições ISCSP. Coleção Estudos de Género.

Torres, Anália (2014), Mulher, Trabalho e natalidade. In Demografia, Natalidade e Políticas Públicas (pp. 53-73). Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Torres, Anália; Coelho, Bernardo; Cabrita, Miguel (2013), Bridge over troubled waters: family, gender and welfare in Portugal in the European context. European Societies, 15, Issue 4, pp. 535-556.

Torres, Anália; Coelho, B.; Cardoso, I.; Brites, R. (2012), A Mysterious European Threesome: Workcare Regimes, Policies and Gender. International and Multidisciplinary Journal of Social Sciences, 1(1), pp. 31-61.

Torres, Anália; Guerreiro, Maria das Dores; Capucha, Luís (eds.) (2009), Welfare and Everyday Life. Portugal in the European Context, vol. III. Celta Editora.

Torres, Anália; Brites, Rui (2009), Do European Values have a sex? (2009). In Torres, A.; Guerreiro, M. Capucha, L. (eds.) Welfare and Everyday Life Portugal in the European Context, Vol.III (pp. 37-71). Celta Editora.

CV - Anália Torres