Vídeos e apresentações do Webinar GE-HEI já disponíveis

Decorreu nos dias 16, 17 e 19 de novembro de 2020, o Webinar GE-HEI – Igualdade de Género nas Instituições de Ensino Superior /Gender Equality in Higher Education Institutions, organizado pelo CIEG/ISCSP-ULisboa.

A Sessão de Abertura esteve a cargo de João Sobrinho Teixeira (Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Ricardo Ramos Pinto (Presidente do ISCSP-ULisboa), Ângela Noiva (DGES) e Anália Torres (Coordenadora do projeto GE-HEI e Coordenadora do CIEG/ISCSP-ULisboa).

As manhãs dos dias 16 e 17 decorreram sob o tema Igualdade de Género nas Instituições de Ensino Superior: conhecer a realidade I e II, contando com a participação dos/as keynote speakers Thomas Smidt (RIKK), representante de um dos parceiros científicos do Projeto, que apresentou contribuições a partir do contexto islandês, e Rosemary Deam (Royal Holloway, Univ. of London), consultora científica do Projeto, que apresentou contribuições a partir do contexto do Reino Unido.

As seguintes sessões destinaram-se à apresentação de alguns resultados preliminares da investigação em curso. As duas sessões da manhã do dia 16 ficaram a cargo da A3ES, representada por Maria de Lourdes Machado-Taylor e Pedro Matias, e da equipa do CIEG, representada por Rui Brites (GE-HEI, ISCTE-IUL) e Bernardo Coelho (GE-HEI, CIEG/ISCSP-ULisboa). A sessão da manhã de dia 17 ficou a cargo de Anália Torres (GE-HEI, CIEG/ISCSP-ULisboa), Paula Campos Pinto (GE-HEI, CIEG/ISCSP-ULisboa), Diana Maciel (GE-HEI, CIEG/ISCSP-ULisboa) e Ellen Theodoro (Bolseira do Projeto GE-HEI).

A Sessão de Abertura do último, esteve a cargo de Sandra Ribeiro (Presidente da CIG), tendo-se seguido duas Mesas Redondas sobre Planos de Igualdade em IES que contaram com a participação de Amélia Augusto (UBI), Lígia Amâncio (ISCTE-IUL), Elsa Fontainha (ISEG-ULisboa), Mónica Lopes (UC), Elvira Fortunado (NOVA), Maria Lucinda Fonseca (IGOT-ULisboa) e Teresa Carvalho (UA). A moderação esteve a cargo de Paula Campos Pinto (CIEG/ISCSP-ULisboa) e Anália Torres (CIEG/ISCSP-ULisboa), respetivamente. A Sessão de Encerramento contou com a presença de Rosa Monteiro (Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade), Ângela Noiva (DGES) e Anália Torres (Coordenadora do projeto GE-HEI e Coordenadora do CIEG/ISCSP-ULisboa).

O Projeto GE-HEI, financiado no âmbito da iniciativa EEA Grants 2014-2021, é promovido pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), tem como entidade operadora a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e como responsável científico o CIEG, em parceira com o Institute for Gender, Equality and Difference at the University of Iceland (RIKK) e com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Os vídeos e as apresentações do webinar podem encontrar-se no site do projeto.