Rafaela Miranda

• Investigador/a Bolseira de investigação
  • Faculdade ISCSP
  • Universidade ULisboa

Rafaela Enes de Miranda é Bolseira de Investigação para Doutoramento em Estudos de Género, realizando os seus trabalhos através do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), no Instituto Superior (ISCSP) da Universidade de Lisboa. É mestre em História, Cooperação e Relações Internacionais, com especialização em Estudos Políticos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e licenciada pela mesma instituição em Línguas e Relações Internacionais.

Projeto

O seu projeto de tese intitula-se "«Sou comandante da guerrilha cor-de-rosa»: as representações dos feminismos e as perceções de jovens portugueses(as) sobre discursos de performances de rappers feministas (inter)nacionais" e pretende aferir as representações dos feminismos nos discursos e performances de rappers que evocam mensagens feministas e as perceções que os(as) jovens portugueses(as) têm sobre o feminismo, através desses mesmos discursos e performances, utilizando a teoria do feminismo de Hip-Hop. O estudo é transversal e transcultural e será aplicado um método misto sequencial explicativo, analisando-se as representações feministas nas letras e vídeos das canções de rappers femininas de nacionalidades portuguesa, britânica e estadunidense, compreendidas entre o início do ano de 2022 e o fim do ano de 2024.

Tópicos de interesse: A sua pesquisa tem-se centrado em questões de género e feminismos no Hip-Hop, enquanto novo movimento social e prática criativa juvenil, através de uma perspetiva interseccional.

Publicações e comunicações científicas

• Dissertação de mestrado: "A retórica feminista no RAP". Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2021. https://hdl.handle.net/10216/137843.
  • Trabalho "Feminist Rethoric in RAP" distinguido no âmbito de Comunicações Orais, na área de Human & Social Sciences no Encontro IJUP 2022 realizado pela Universidade do Porto, Portugal.