“O Curso de Formação Especializada em “Igualdade de Género na Defesa Nacional”, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), teve para mim várias características a realçar:
- a promoção da igualdade de género no contexto das políticas e estruturas da defesa, e a importância da diversidade e inclusão nas forças armadas;
- a integração da perspetiva da igualdade de género nas políticas, práticas e estruturas da Defesa Nacional;
- os vários temas abordados, como a Agenda “Mulheres, Paz e Segurança”, políticas públicas para a igualdade de género, desafios e boas práticas na integração da perspetiva de género e análise de casos práticos e estratégias de implementação.
Gustavo Gomes
“O Curso de Formação Especializada em Igualdade de Género para a Defesa Nacional esteve muito bem organizado e foi muito bem ministrado, pois as/os formadoras/es dominavam as áreas abordadas e permitiram sempre a colocação de perguntas e dúvidas, bem como a aprendizagem de fatos que diariamente nós não damos a atenção devida na vida quotidiana e se reportam a esta matéria. Neste momento, encontramo-nos mais dotadas/os de competências que nos permitem fazer a diferença no mundo que nos circunda.”
Rosa Esperança
“O “Curso de Formação Especializada em Igualdade de Género para a Defesa Nacional” revelou-se extremamente interessante e enriquecedor para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, pois contribuiu, significativamente, para uma maior sensibilização e atenção para as questões relacionadas com a Igualdade de Género e temas conexos, tanto no contexto da Defesa Nacional, como da sociedade em geral. Complementarmente, este aspeto proporcionou-me um conhecimento mais aprofundado e contribuiu para o desenvolvimento de competências essenciais para o apoio na definição de políticas e estratégias com uma visão mais abrangente e holística, que promovam a integração da perspetiva de género de forma consistente, eficaz e adequada”.
Joana de Matos Caldeira
Encontra-se aberto o processo eleitoral para eleição do/a Diretor/a e da Direção do CIEG.
Foi apresentada uma lista, Lista A, com os seguintes membros:
Diretora:
Maria João Cunha (ISCSP-ULisboa)
Direção:
Paula Campos Pinto (ISCSP-ULisboa)
Fátima Assunção (ISCSP-ULisboa)
Maria José Magalhães (FPCEUP)
Diana Maciel (ISCSP-ULisboa)
Bernardo Coelho (ISCSP-ULisboa)
Manuela Tavares (Professora Doutorada aposentada)
O Programa eleitoral 2025-2029 da Lista A pode ser consultado aqui.
As eleições decorrerão no dia 14 de maio de 2025, no Auditório Óscar Soares Barata (piso 0 do ISCSP-ULisboa), pelas 15h00.
Documentos para consulta:
Encontra-se aberto o processo eleitoral para eleição do/a Diretor/a e da Direção do CIEG.
O calendário do processo eleitoral é o seguinte:
- Apresentação de listas até dia 30 de abril de 2025.
- Eleições no dia 14 de maio de 2025 (hora a confimar).
Documentos para consulta:
O Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG/ISCSP-ULisboa) e a International Research Association of Institutions of Advanced Gender Studies (RINGS), convidam para o lançamento online do “Routledge International Handbook of Feminisms and Gender Studies. Convergences, Divergences, and Pluralities”, que terá lugar na quinta-feira, 13 de março de 2025.
O volume de 25 capítulos foi editado por Anália Torres, Paula Campos Pinto, Tamara Shefer e Jeff Hearn. Esta edição oferece uma perspetiva global única na área dos estudos feministas e dos estudos de género, com contribuições de autores e autoras de diversas nacionalidades, incluindo Albânia, Argentina, Brasil, República Checa, Alemanha, Islândia, Índia, Irão, Jordânia, Portugal, África do Sul, Suécia, Suíça, Turquia, Uganda e Reino Unido.
Junte-se a nós para a sessão de lançamento no dia 13 de março às 14h00 (GMT) / 15h00 (CET).
Link para participação aqui: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96239021176
O evento também será transmitido ao vivo no canal do YouTube do CIEG, aqui.
Detalhes adicionais podem ser encontrados no site do CIEG e no site da RINGS.
Esperamos contar com a sua participação!
Anália Torres
Paula Campos Pinto
Tamara Shefer
Jeff Hearn
Pode fazer o download aqui.
Pode fazer o download aqui.
A FCT anunciou a abertura do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual – 7ª Edição – cujo período de candidaturas decorre até dia 29 de novembro de 2024.
O CIEG aceitará ser a instituição de acolhimento de candidaturas que se encontrem enquadradas no âmbito das suas linhas de investigação, apresentadas por investigadores/as doutorados/as e cujos projetos se enquadrem nos objetivos programáticos do CIEG. Poderá encontrar a informação relativa às linhas de investigação do Centro aqui.
Os/as candidatos/as interessados/as deverão submeter o pedido de acolhimento da candidatura até dia 8 de novembro de 2024, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., de acordo com os requisitos indicados no guião de candidatura, nomeadamente:
Solicitamos que seja enviado e-mail com o assunto “CEEC 7ª edição – Manifestação de Interesse”.
Informação adicional sobre o concurso pode ser encontrada no site da FCT, aqui.
NOTA IMPORTANTE: A candidatura ao CIEG como instituição de acolhimento não substitui a candidatura junto da FCT, em https://myfct.fct.pt/.
Notícias / Eventos
Atividades do CIEG