Encontra-se aberto o processo eleitoral para eleição do/a Diretor/a e da Direção do CIEG.
Foi apresentada uma lista, Lista A, com os seguintes membros:
Diretora:
Maria João Cunha (ISCSP-ULisboa)
Direção:
Paula Campos Pinto (ISCSP-ULisboa)
Fátima Assunção (ISCSP-ULisboa)
Maria José Magalhães (FPCEUP)
Diana Maciel (ISCSP-ULisboa)
Bernardo Coelho (ISCSP-ULisboa)
Manuela Tavares (Professora Doutorada aposentada)
O Programa eleitoral 2025-2029 da Lista A pode ser consultado aqui.
As eleições decorrerão no dia 14 de maio de 2025, no Auditório Óscar Soares Barata (piso 0 do ISCSP-ULisboa), pelas 15h00.
Documentos para consulta:
Encontra-se aberto o processo eleitoral para eleição do/a Diretor/a e da Direção do CIEG.
O calendário do processo eleitoral é o seguinte:
- Apresentação de listas até dia 30 de abril de 2025.
- Eleições no dia 14 de maio de 2025 (hora a confimar).
Documentos para consulta:
O Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG/ISCSP-ULisboa) e a International Research Association of Institutions of Advanced Gender Studies (RINGS), convidam para o lançamento online do “Routledge International Handbook of Feminisms and Gender Studies. Convergences, Divergences, and Pluralities”, que terá lugar na quinta-feira, 13 de março de 2025.
O volume de 25 capítulos foi editado por Anália Torres, Paula Campos Pinto, Tamara Shefer e Jeff Hearn. Esta edição oferece uma perspetiva global única na área dos estudos feministas e dos estudos de género, com contribuições de autores e autoras de diversas nacionalidades, incluindo Albânia, Argentina, Brasil, República Checa, Alemanha, Islândia, Índia, Irão, Jordânia, Portugal, África do Sul, Suécia, Suíça, Turquia, Uganda e Reino Unido.
Junte-se a nós para a sessão de lançamento no dia 13 de março às 14h00 (GMT) / 15h00 (CET).
Link para participação aqui: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96239021176
O evento também será transmitido ao vivo no canal do YouTube do CIEG, aqui.
Detalhes adicionais podem ser encontrados no site do CIEG e no site da RINGS.
Esperamos contar com a sua participação!
Anália Torres
Paula Campos Pinto
Tamara Shefer
Jeff Hearn
Pode fazer o download aqui.
Pode fazer o download aqui.
A FCT anunciou a abertura do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual – 7ª Edição – cujo período de candidaturas decorre até dia 29 de novembro de 2024.
O CIEG aceitará ser a instituição de acolhimento de candidaturas que se encontrem enquadradas no âmbito das suas linhas de investigação, apresentadas por investigadores/as doutorados/as e cujos projetos se enquadrem nos objetivos programáticos do CIEG. Poderá encontrar a informação relativa às linhas de investigação do Centro aqui.
Os/as candidatos/as interessados/as deverão submeter o pedido de acolhimento da candidatura até dia 8 de novembro de 2024, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., de acordo com os requisitos indicados no guião de candidatura, nomeadamente:
Solicitamos que seja enviado e-mail com o assunto “CEEC 7ª edição – Manifestação de Interesse”.
Informação adicional sobre o concurso pode ser encontrada no site da FCT, aqui.
NOTA IMPORTANTE: A candidatura ao CIEG como instituição de acolhimento não substitui a candidatura junto da FCT, em https://myfct.fct.pt/.
Rafaela Enes de Miranda é Bolseira de Investigação para Doutoramento em Estudos de Género, realizando os seus trabalhos através do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), no Instituto Superior (ISCSP) da Universidade de Lisboa. É mestre em História, Cooperação e Relações Internacionais, com especialização em Estudos Políticos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e licenciada pela mesma instituição em Línguas e Relações Internacionais.
Projeto
O seu projeto de tese intitula-se "«RAP Feminista: as representações dos feminismos e as perceções de jovens portugueses/as sobre discursos de performances de rappers feministas (inter)nacionais" e pretende aferir as representações dos feminismos nos discursos e performances de rappers que evocam mensagens feministas e as perceções que os/as jovens portugueses/as têm sobre o feminismo, através desses mesmos discursos e performances, utilizando a teoria do feminismo de Hip-Hop. O estudo é transversal e transcultural e será aplicado um método misto sequencial explicativo, analisando-se as representações feministas nas letras e vídeos das canções de rappers femininas de nacionalidades portuguesa e estadunidense, ao longo do ano de 2024.
Tópicos de interesse: Estudos de Género, Feminismos, Sexualidades, Representações, Interseccionalidade, Música, Estudos Culturais, Media, Práticas Juvenis.
Publicações e comunicações científicas
O projeto MIGAP - MigrAção no Porto é promovido pelo Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), pela Universidade de Lisboa, pelo Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, pela Universidade da Maia e pelo ISCAP.
Atendendo à expressividade e à diversidade das pessoas migrantes residentes no Grande Porto, o projeto MIGAP inicia-se com um primeiro Estudo “Tendências migratórias no Porto: uma análise exploratória” cujo objetivo geral passa por caracterizar os perfis e compreender as vivências de pessoas migrantes residentes no Grande Porto. Os objetivos específicos do projeto passam por compreender as necessidades e experiências das populações migrantes residentes no Grande Porto; identificar padrões migratórios recentes das pessoas migrantes residentes no Porto; conhecer a diversidade de perfis e de integração das pessoas migrantes durante o processo de integração.
Assim, em parceria com entidades do ensino superior, organizações não governamentais e instituições públicas, o estudo incluirá a recolha de dados junto de pessoas migrantes na área geográfica do Grande Porto.
A Coordenação do projeto na UMAIA e no polo CIEG-UMAIA conta com a participação das investigadoras:
Notícias / Eventos
Atividades do CIEG