Escola de Verão para investigadorxs emergentes em Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas

“Não nascemos investigadorxs; tornamo-nos investigadorxs.”

Escola de Verão

para Estudantes e Investigadorxs Emergentes

em Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas

9 de Junho de 2015

Centro de Cultura e Intervenção Feminista (Alcântara, Lisboa)

Uma iniciativa da e-APEM (Rede de investigadorxs emergentes em Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas), em parceria com a Secção Temática de “Sexualidade e Género” da Associação Portuguesa de Sociologia, e com o apoio da FCT e CIG

O que é esta Escola de Verão?

Em 2015, a APEM organiza o seu IV Encontro Nacional de Estudantes e Investigadoras/es Emergentes em Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas. O que se propõe não é criar (mais) um espaço de apresentação de comunicações, em que o papel da audiência é principalmente ouvir relatos de investigação em curso.

O objetivo é oferecer um espaço de encontro, troca de experiências e apoio mútuo, assente em dinâmicas de trabalho informais e interativas. O programa será composto por vários workshops e sessões de debate, nas quais estudantes e investigadorxs emergentes podem debater os seus próprios dilemas de investigação, ficar a conhecer colegas de outras instituições, trocar sugestões e conselhos com colegas mais ou menos experientes, e receber formação feminista numa série de competências práticas e profissionais que, apesar de importantes, nem sempre são explícita e aprofundadamente trabalhadas nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento em Portugal.

A quem se destina a Escola de Verão?

O evento foi desenhado para estudantes (de doutoramento, mas também de mestrado e licenciatura) e recém-doutoradxs com interesse em género e sexualidade, teorias, epistemologias e metodologias feministas, e estudos sobre as mulheres. Não é necessário possuir um conhecimento muito aprofundado destas áreas de estudo – basta ter interesse, e vontade de aprender e partilhar experiências.

Que temas serão discutidos na Escola de Verão? Que atividades estarão incluídas no programa?

O programa inclui uma sessão de debate, 3 workshops (Iiderados por Maria do Mar Pereira, Carla Cerqueira e João Manuel de Oliveira), uma sessão de “consultório” (em que xs participantes podem colocar perguntas e dúvidas relacionadas com os seus projetos de investigação ou experiências/planos profissionais), e oportunidades para convívio e “networking”.

Ao longo do dia, serão discutidos vários temas, incluindo:

• escrita académica em estudos sobre as mulheres, de género e feministas
  • publicação em revistas científicas feministas
  • fazer investigação feminista em disciplinas e instituições “malestream”
  • apresentar comunicações orais
  • fazer candidaturas a empregos e financiamento
  • fazer investigação feminista de forma ética – como cuidar de nós e escrever sobre o trabalho dxs outrxs

Quanto custa a participação na Escola de Verão?

A participação na Escola de Verão custa €5. Este valor inclui almoço. O pagamento será feito (em dinheiro, por favor!) no próprio dia.

Como se faz a inscrição na Escola de Verão?

Basta preencher este simples formulário - http://tinyurl.com/curso-apem

As inscrições estão abertas até dia 6 de Junho.

Se te quiseres inscrever depois desta data, por favor envia antes um email para Isabel Ventura - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. – para confirmar se ainda temos lugares disponíveis.

Quem devo contactar em caso de dúvidas?

Em caso de dúvidas sobre o evento ou problemas no preenchimento do formulário de inscrição, podes enviar um email para Isabel Ventura (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Esperamos que te possas juntar a nós no dia 9 de Junho, em Lisboa!

As Organizadoras da Escola de Verão,

Maria do Mar Pereira