No âmbito do início do projeto GE-HEI - Gender Equality In Higher Education Institutions, financiado pelo Programa Conciliação e Igualdade de Género, cuja entidade operadora é a CIG, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, EEA Grants 2014-2021, a entidade promotora é a DGES, Direcção Geral do Ensino Superior, e que será desenvolvido pelo CIEG, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género/ISCSP- Ulisboa, em parceira com o RIKK,  Institute for Gender, Equality and Difference at the University of Iceland e com a A3ES, Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, irá realizar-se a sessão de apresentação do projeto, no dia 18 de julho de 2019, a partir das 9h30, no ISCSP-ULisboa, situado no Campus Universitário do Alto da Ajuda em Lisboa.

Portugal, em comparação com os países da OCDE, tem um número elevado de mulheres com graus avançados de formação (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e também um número comparativamente alto de investigadoras em áreas tradicionalmente masculinizadas como as ciências, as tecnologias e a matemática. No entanto, essa participação baixa muitíssimo em lugares de gestão nas Instituições de Ensino Superior e em posições mais elevadas da carreira académica (Direções de departamentos, Reitorias, Vice-Reitorias  Professoras Catedráticas entre outras). Compreender os factores que contribuem para explicar estas e outras desigualdades no Ensino Superior, para melhor as identificar e combater constitui um dos objetivos deste projeto de investigação que procurará analisar de forma extensiva e intensiva estes fenómenos, bem como elaborar um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de critérios de IG nas IES.

Pode consultar, acima, o programa do evento, na expetativa que possa juntar-se a nós neste dia.

 

Website do Congresso

Mensagem de boas-vindas

Programa provisório

CIEG classificado com Excelente

terça-feira, 25 junho 2019 14:16

É com imensa alegria que partilhamos que o CIEG mantém a avaliação de Excelente após a visita do painel de avaliadores/as internacionais no âmbito do processo de Avaliação de Unidades de I&D 2017/2018 da FCT. Reconhecendo o mérito da atividade do Centro ao longo dos seus sete anos de existência, o painel salientou “o impressionante nível de vitalidade e qualidade na produtividade” evidenciado no rácio de publicações por investigador/a (cerca de 2/3 em inglês), na taxa de sucesso na captação de projetos nacionais e internacionais, na internacionalização das suas atividades e no impacto social, e no plano das políticas públicas, das atividades do Centro, bem como na excelência do plano estratégico apresentado.

O resultado da avaliação do Cieg pode ser consultado aqui.

Com a participação de Sofia Marinho, Investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e membro do OFAP -Observatório das Famílias e das Políticas de Família e do grupo de investigação LIFE (ICS-ULisboa); Teresa Féria, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas e Juíza Desembargadora; e Anália Torres, Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género. A moderação esteve a cargo de Paula Cosme Pinto.

Dia 8 de maio de 2019

O ciclo Género em Debate, com sessões organizadas pelo Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), regressa ao ISCSP-ULisboa no dia 8 de maio de 2019, às 18 horas, na Sala 6 do Piso -1.


Responsabilidades Parentais Conjuntas e Igualdade de Género será o tema debatido nesta sessão que conta com a participação de Sofia Marinho – Investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Membro do OFAP (Observatório das Famílias e das Políticas de Família) e do grupo de investigação LIFE (ICS-ULisboa); Teresa Féria – Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas. Juíza Desembargadora; e Anália Torres – Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género.


Siga as atualizações deste evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/813778128987175/.

 

logos todos

 

No ano letivo 2018/2019 teve início a primeira edição do programa de Doutoramento em Estudos de Género (DEG), resultante de um consórcio entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), a Faculdade de Direito (FD) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da Universidade NOVA de Lisboa.

De modo a assinalar esta colaboração, anunciando ainda a abertura das inscrições para a segunda edição do programa doutoral para o ano letivo 2019/2020, será realizada uma cerimónia de apresentação pública do Doutoramento em Estudos de Género, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, na sala Monsanto, no próximo dia 25 de março, pelas 18h30.

A entrada é livre mas de modo a garantir a presença de todos/as, agradecemos inscrição para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O programa pode ser consultado aqui.

logos todos unidades

 

Lançamento de livros da Coleção Estudos de Género

quinta-feira, 28 fevereiro 2019 15:29

No dia 27 de fevereiro teve lugar o lançamento do livro Género, Direitos Humanos e Desigualdades, e do eBook Estudos de género. Diversidade de olhares num mundo global, assinalando assim a edição do segundo e do terceiro volume da Coleção Estudos de Género, Edições ISCSP.

Ambos os volumes resultam do I Congresso Internacional do CIEG. O livro Género, Direitos Humanos e Desigualdades reúne textos da autoria de convidados/as ao Congresso. O eBook Estudos de género. Diversidade de olhares num mundo global, contém 28 capítulos aceites após um processo de peer review, provenientes de participantes que apresentaram comunicações ao Congresso.

O livro está disponível para venda na livraria do ISCSP-ULisboa, e o eBook estará disponível para download em breve.